Sejam bem-vindos

Este blogger não tem discriminação, é um privilégio tê-los por aqui.

Veja o que é


Amianto (latim) ou asbesto (grego) são nomes genéricos de um minério encontrado no solo muito utilizado pelo setor industrial.As rochas de amianto se dividem em dois grupos: as serpentinas e os anfibólios. As serpentinas têm como principal variedade a crisotila ou "amianto branco", que apresenta fibras curvas e maleáveis. Os anfibólios são compostos por fibras duras, retas e pontiagudas, agrupando-se em 5 variedades principais: amosita ("amianto marrom"), crocitolita ("amianto azul"), antofilita, tremolita e actinolita. Nos processos de extração há proporções variáveis dos tipos das fibras.O amianto marrom e o azul são os mais importantes economicamente e os mais prejudiciais à saúde, e por isso vem sendo proibidos em vários países como França, Itália e Alemanha.Até 1980, a extração do amianto era feita por via seca, o que propiciava a pulverização de pequenas fibras inaláveis e acometia os trabalhadores dos malefícios causados pelo amianto. A partir dos anos 80, o processo de extração foi modificado, e passou-se a extrair o minério através de jatos de água direcionados (processo por via úmida) o que colabora para que diminua o número de partículas inaláveis presentes no ambiente da mina.Aplicações No Brasil, cerca de 25.000 trabalhadores são expostos ao asbesto nos vários segmentos da indústria e na mineração. O setor cimento amianto ou fibrocimento responde por 85% do amianto utilizado em 30 fábricas, contabilizando aproximadamente 8 mil trabalhadores expostos. Metade dos telhados, no Brasil, são de fibrocimento, por serem uma alternativa barata e prática.O amianto é utilizado na produção de: caixas d`água, telhas onduladas e tubulações; produtos de fricção como lonas de freio e discos de embreagem; produtos têxteis, como luvas especiais, mangueiras e forração de roupas; filtros para líquidos de interesse comercial; de papéis e papelões; de produtos de vedação para a indústria automotiva.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sou a favor e vc ?

34 comentários:

Anônimo disse...

se vc é a favor, vamos seguir juntos!!!bjs

Anônimo disse...

Estamos focados nesta lutaaaaaa

Anônimo disse...

O amianto em primeiro lugar

Anônimo disse...

Amianto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Rumo ao AMIANTO, essa idéia é nota 1000

Anônimo disse...

Esse blog é pra ser visitado por todos

Anônimo disse...

Um blog sem sensuras.tá de parabéns

Victor disse...

showww

Sérgio disse...

Parabéns pelo blogger

Sérgio disse...

Tem que fazer uma comunidade e colocar no orkut

Victor disse...

se é pra ser divulgado coloca no orkut e manda convites,abraços

Renato souza disse...

VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUU GENTEEEEEE

Patrícia almeida disse...

adorei !!!!!!!!!!!!desde que leve a sério todos os meios de prevenção

fernando do posto disse...

ma coisa temos que dar razão, tudo que causa alguma notícia é criticado, é o caso do amianto! Tem que dar ibope mesmo

José ferreira disse...

Achei super interessante essa matéria !!!!

marcelle disse...

esperamos conscientização de todos aqueles que estão nessa luta, a todos os trabalhadores

Renan n.iguaçu disse...

Tá de parabéns liu rocha

Goiânia disse...

PARABÉNS pela matéria!

PROFESSOR CELSO disse...

O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas(alta resistência mecânica e às altas temperaturas)

rENATINHA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ disse...

O Canadá NÃO proíbe o uso do amianto no próprio país e é um dos maiores exportadores

Jô disse...

A SAMA Mineração de Amianto é uma indústria produtora de amianto crisotila, localizada em Minaçu - Goiás.
Da SAMA eu posso falar pois trabalho há 8 anos

Lúcio disse...

Sou a favor do amianto não apenas pela razão de sua viabilidade econômica, mas principalmente pela manutenção de empregos e estar convencido de que a extração do produto não causa danos a qualidade de vida do trabalhador.Tem o meu apoio!

Ricardo Engenheiro disse...

Parabéns pela atuação mas gostaria, respeitosamente, de colocar um contraponto e algumas considerações que considero importantes que vão ao encontro de sua tese.
Antes de mais nada salientar que não lucro em absolutamente nada com a comercialização do produto. Apenas tenho informações diferentes e acredito que não pode ser feita uma "guerra santa" sem embasamento científico (para não incorrermos na mesma polêmica do aquecimento global que seria causado pelo Homem).

O uso do amianto deve ser controlado sim. Banido nunca!
Como todo e qualquer material com o devido estudo e cuidados pode e deve ser utilizado.

O amianto nacional tem sim baixíssima toxidade em relação ao estrangeiro o que já invalida atos ou estudos de países baseados apenas no mineral deles.

Segundo Dr. Carlos Roberto Crespo, médico consultor do Instituto Paulista de Pneumologia Ocupacional e Ambiental, já em 2004,afirmava: "O amianto, da forma em que é utilizado no Brasil, não representa nenhum risco à saúde pública ou ocupacional, não justificando qualquer idéia que venha restringir o seu uso em condições seguras"; Revista CREA SP,

Aliuson disse...

Concordo com o Ricardo, o uso do amianto deve ser controlado sim. Banido nunca! Com o uso controlado, o amianto pode ser utilizado sim. Li uma vez que teriamos problemas sérios na engenharia civil se o amianto fosse banido. Com todo respeito, acho que esse projeto deveria ser repensado. Parabéns pelo blog.

Pedro souza disse...

mas ainda continuo insistindo sobre o problema da silicose, os casos ainda continuam aparecendo, as empresas ainda não estão se preocupando por que ninguem quer se envolver com elas, os sindicatos se omitem constatemente,falo isto por que tenho conhecimento deste assunto, eles se negam encaminhar trabalhador suspeitos da doença para a medicina do trabalho, procure o (CRST)dePoços e procure se informar.
Saudações.

Anônimo disse...

Espero que todos entrem nessa campanha

Liu Rocha disse...

Boa tarde Pedro Souza,

Acho que você esta equivocado, se tem realmente conhecimento de pessoas doentes por favor, nos envie o ano que ocorreram estes fatos, e não simplesmente falar que os doentes são omitidos pelas empresas.
Afinal, será que estamos falando do mesmo amianto? porque, existe uma diferença entre o amianto Crisotila com o Anfibólio.
E o tipo de Amianto que estou falando é a Crisotila que esta totalmente seguro em relação a população e os colaboradores das empresas.

att,

Liu Rocha

Anônimo disse...

se estou equivocado peço desculpas, mas na verdade não tenho certeza disso só ouço falar

Unknown disse...

sou a favor do uso controlado amianto.Da maneira qe a empresa SAMA oo extrai, é totalmente seguro.
Nao consigo entender o por que do ministro do meio ambiente quere bani o amianto crisotila do brasil.
sou a favor e defendo o amianto crisotila.

paulo martins disse...

não a conheço mas tem o meu apoio

Liu Rocha disse...

Boa tarde Paulo Martins,

È um enorme prazer contar com seu apaio,e agradeço por participar desta campanha.Sou uma acadêmica que tenho um ideal em favor das pessoas do nosso Brasil e da nossa econômia, bem como na justiça contra aqueles que tentam vender imagens falsas.

Atenciomente,

Everildes Rocha ( Liu Rocha )

Poliana Diniz Pimentel disse...

Oi querida!!
Nada melhor do que pessoas como vc que já conhece toda a estrutura de uma empresa que trabalha com o AMIANTO e todo seu processo, para poder estar levando esclarecimentos a população do bem maior que este produto pode oferecer ao mundo.
Va em frente, pois vc esta no caminho certo.
Lute pelos seus ideais.
Bjs!!!!!

Sérgio disse...

Enriqueceu bastante !!!
Parabéns!!!

Fernando disse...

Showwwwwwwwwwwwww