Sejam bem-vindos

Este blogger não tem discriminação, é um privilégio tê-los por aqui.

Veja o que é


Amianto (latim) ou asbesto (grego) são nomes genéricos de um minério encontrado no solo muito utilizado pelo setor industrial.As rochas de amianto se dividem em dois grupos: as serpentinas e os anfibólios. As serpentinas têm como principal variedade a crisotila ou "amianto branco", que apresenta fibras curvas e maleáveis. Os anfibólios são compostos por fibras duras, retas e pontiagudas, agrupando-se em 5 variedades principais: amosita ("amianto marrom"), crocitolita ("amianto azul"), antofilita, tremolita e actinolita. Nos processos de extração há proporções variáveis dos tipos das fibras.O amianto marrom e o azul são os mais importantes economicamente e os mais prejudiciais à saúde, e por isso vem sendo proibidos em vários países como França, Itália e Alemanha.Até 1980, a extração do amianto era feita por via seca, o que propiciava a pulverização de pequenas fibras inaláveis e acometia os trabalhadores dos malefícios causados pelo amianto. A partir dos anos 80, o processo de extração foi modificado, e passou-se a extrair o minério através de jatos de água direcionados (processo por via úmida) o que colabora para que diminua o número de partículas inaláveis presentes no ambiente da mina.Aplicações No Brasil, cerca de 25.000 trabalhadores são expostos ao asbesto nos vários segmentos da indústria e na mineração. O setor cimento amianto ou fibrocimento responde por 85% do amianto utilizado em 30 fábricas, contabilizando aproximadamente 8 mil trabalhadores expostos. Metade dos telhados, no Brasil, são de fibrocimento, por serem uma alternativa barata e prática.O amianto é utilizado na produção de: caixas d`água, telhas onduladas e tubulações; produtos de fricção como lonas de freio e discos de embreagem; produtos têxteis, como luvas especiais, mangueiras e forração de roupas; filtros para líquidos de interesse comercial; de papéis e papelões; de produtos de vedação para a indústria automotiva.

terça-feira, 27 de abril de 2010


A fórmula química do Crisotila é [Mg3 SI2 O5 (OH)4]. Ocorre na forma de veios compactos de fibras no interior da rocha serpentinito. As fibras geralmente estão dispostas perpendicularmente às paredes dos veios, com comprimento de 1 a 25 mm ou, excepcionalmente, maior.
O Crisotila possui uma série de propriedades físicas e químicas importantes. Entre as principais características da fibra está a sua alta resistência mecânica – comparável à do aço –, incombustibilidade, baixa condutividade térmica, boa capacidade de isolamento elétrico, acústico e de filtragem. Além disso, o amianto crisotila apresenta resistência a produtos químicos, ao desgaste e à abrasão, bem como facilidade para ser tecido ou fiado e afinidade com o cimento, resinas e isolantes plásticos.
O Crisotila é uma matéria-prima muito útil à indústria e à tecnologia moderna.
Nenhum dos substitutos conhecidos engloba todas as características do amianto crisotila em termos de aplicação, qualidade e preço.

O mercado do cimento-amianto, composto por telhas onduladas, chapas planas e tubos, absorve 85% da produção mundial da fibra.

O segundo maior consumidor é o segmento de materiais de fricção e papelão hidráulico, que fabrica pastilhas e lonas de freio, discos de embreagem e juntas de motores, representando 10% de participação.
Seus atributos permitem que o produto seja empregado na fabricação de uma lista diversificada de itens, muitos deles comuns ao dia-a-dia das pessoas. Entre eles podemos citar, telhas e caixas d'água de fibrocimento, pastilhas e lonas de freio, juntas e gaxetas, produtos têxteis, e massas isolantes.
Produtos de fricção
Esta categoria inclui basicamente pastilhas, lonas de freio e discos de embreagem para automóveis, caminhões, tratores, metrôs, trens e guindastes. Nenhum outro material apresenta isoladamente as características exigidas dessas peças: resistência mecânica e térmica (ao frio e ao calor), durabilidade e capacidade de suportar o ataque de agentes químicos, óleos e graxas. Nesses materiais, o amianto crisotila participa com 25 a 70%. Geralmente é fixado a uma matriz de resina, sendo assim encapsulado.

Papéis e Papelões
As fibras de amianto crisotila, agregadas a uma matriz, revestidas ou fixadas por substâncias como resinas e grafite, permitem a produção de laminados de papel ou papelão. Estes são utilizados no isolamento térmico de fornos, caldeiras, estufas e tubulações de transporte marítimo.

Produtos de Vedação
A partir de tecidos e papelões de amianto crisotila também são produzidas juntas de revestimento e vedação, guarnições diversas, além de mástiques e massas especiais, usadas em setores como a indústria automotiva e a de extração de petróleo, em que a resistência térmica e mecânica é tão importante quanto a resistência à ação de agentes químicos e biológicos.

O mercado têxtil – tecidos e mantas para isolantes térmicos e acústicos – e o de química/plástica – massas isolantes e filtros especiais para indústria farmacêutica, de bebidas e de soda cáustica – respondem, respectivamente, pelos 3% e 2% restantes.

Produtos Têxteis
Tecidos produzidos à base de fios de amianto crisotila são flexíveis, especialmente vantajosos por sua capacidade como isolante térmico, elétrico e pela resistência química e mecânica. Daí a aplicação na confecção de mantas para isolamento térmico de caldeiras, motores, tubulações e equipamentos diversos, utilizados nas indústrias química e petrolífera, na produção de roupas especiais (macacões, aventais e luvas) e biombos de proteção contra fogo.

Filtros
A capacidade filtrante do amianto crisotila e sua resistência à ação de bactérias têm permitido a confecção de filtros especiais, empregados nas indústrias farmacêuticas, de bebidas (cervejas e vinhos) e na fabricação de soda cáustica. Também são produzidos outros tipos de diafragmas, que podem trabalhar com líquidos, vapores ou gases, em temperaturas de até 600ºC, resistindo à ação de agentes químicos.

Isolantes Térmicos
As indústrias aeronáutica e aeroespacial têm no amianto crisotila um importante aliado para a confecção de placas e outros elementos de isolamento térmico. É aplicado em revestimentos de aviões supersônicos, mísseis, foguetes e naves espaciais.

Revestimento de Piso
Hoje esta aplicação é pequena. O uso mais conhecido é o de placas ou mantas contínuas, chamados pisos vinílicos, que contêm menos de 10% de fibras de amianto crisotila misturadas com resinas, corantes e aditivos. Além de estabilidade dimensional, resistência e durabilidade, o amianto crisotila também proporciona ação antiderrapante.

Nenhum comentário: